Especialidades
Confira nossas especialidades A Santa Casa de Birigui conta com os melhores profissionais e com um atendimento diferenciado nas diversas áreas da saúde. Confira quais são as nossas especialidades.
  • Anestesiologia
    Anestesiologia é a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos, identificando e tratando eventuais alterações das funções vitais. A especialidade vem a cada dia ampliando suas áreas de atuação, englobando não só o Período Intra-Operatório, bem como os períodos Pré e Pós-Operatórios, realizando atendimento ambulatorial para Avaliação Pré-Anestésica e assumindo um papel fundamental pós-cirúrgico no acompanhamento do paciente tanto nos Serviços de recuperação pós-anestésica e Unidades de Terapia Intensiva quanto no ambiente da enfermaria até o momento da Alta Hospitalar. Em razão destas mudanças, existe a tendência atual de se denominar esta especialidade médica como Medicina Periperatória. No Brasil, sua prática, bem como a discriminação das condições mínimas para a segurança do paciente, e a divisão de responsabilidades entre os profissionais que a exercem, é especificada em resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) número 1802/06.
  • Cardiologia
    Cardiologia é o ramo da medicina que estuda o funcionamento, a anatomia e as doenças do coração, das artérias, das veias e, em geral, de todos os componentes do sistema cardiovascular

    Sintomas relacionados a lesões de certas partes do coração ou do aparelho circulatório também são examinados pelo cardiologista, seja por meio da ausculta cardíaca, método não-invasivo mais comum, seja pela realização de procedimentos cirúrgicos complexos.

    A função básica do sistema cardiovascular é transportar oxigênio e outros nutrientes para as células do corpo, além de remover produtos do metabolismo celular e carregar substâncias de uma parte para outra do corpo.

    O funcionamento do coração, além de ser ser altamente complexo, está sob a influência de outros sistemas do corpo. Algumas doenças ou estados emocionais também aumentam a possibilidade do indivíduo vir a sofrer de complicações cardíacas.

    Entre os principais fatores de risco estão:

    - Diabetes;
    - Estresse;
    - Hipertensão;
    - Obesidade;
    - Tabagismo;
    - Colesterol.

  • Cirurgia Geral
    Cirurgia Geral é uma especialidade médica secular que congrega vários segmentos do ramo cirúrgico, tendo como objetivo atender pacientes portadores de doenças de ordem aguda ou crônica

    O cirurgião geral sempre atuou em diversas áreas da medicina. Atualmente, a tendência é a de que este especialista se detenha mais nas enfermidades específicas do aparelho digestivo e no atendimento de urgência prestado às vítimas de traumatismo.
  • Clínica Médica
    Clínica médica é também conhecida como Medicina Interna e Clínica geral, é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partir da qual se diferenciaram todas as outras como Cardiologia e Pneumologia.
  • Ginecologia
    Ginecologia é a especialidade que trata da saúde da mulher, da infância à terceira idade

    Dedica atenção especial ao aparelho genital - composto por vagina, ovários, útero e trompas de Falópio - tanto no aspecto curativo como preventivo.

    Durante o período reprodutivo da mulher é visada a questão do planejamento familiar. No climatério, é dada atenção aos aspectos preventivos e de melhoria da sua qualidade de vida.

    A ginecologia também leva em conta os aspectos emocionais que atingem as pacientes, e que, muitas vezes, são as causas de suas visitas aos consultórios.

    Nesse cenário, boa parte das queixas, cuja problemática emocional está envolvida tem a ver com:

    - Irregularidades menstruais;
    - Disfunções hormonais;
    - Sintomas pré-menstruais e menstruais;
    - Dores pélvicas;
    - Vulvo-vaginites de repetição;
    - Problemas sexuais, alguns atribuídos a anticoncepcionais.

    Consultas aos ginecologistas também são motivadas por orientações a aspectos relativos à vida feminina, como:

    - Puberdade;
    - Ciclo menstrual;
    - Sexualidade;
    - Medicação de anticoncepção;
    - Gravidez;
    - Menopausa.
  • Neurologia
    A neurologia é a ciência que estuda os distúrbios e patologias dos sistemas nervosos central (cérebro, medula espinhal e alguns nervos da visão) e periférico (ramificações de nervos que se espalham por todo corpo humano)

    Entre as patologias tratadas pela neurologia, destacam-se:

    - Derrames;
    - Cefaléias e Enxaquecas;
    - Epilepsias (Convulsões);
    - Neuropatias;
    - Depressões;
    - Desordens da Memória e do Intelecto (Síndromes Demenciais).

    Com o avanço dos medicamentos e das pesquisas envolvendo o cérebro, a neurologia ganhou mais importância e já figura como uma área de ponta no tratamento e diagóstico de importantes patologias.

    Entre elas destaca-se a evolução no tratamento do Mal de Parkinson. Novos conhecimentos e avançados medicamentos permitem retardar a progressão da doença melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

  • Obstetrícia
    Obstetrícia é a especialidade destinada a cuidar da mulher grávida, durante a gestação, parto e pós-parto

    O profissional dessa área também orienta a mulher com aconselhamento pré-gestacional e acompanha a saúde do feto, permitindo identificar anormalidades precocemente e que possibilitam intervenções terapêuticas ainda no útero.

    Além de ajudar no diagnóstico precoce de patologias que possam vir a acometer a mãe e o feto, o trabalho de prevenção realizado no pré-natal também tem auxiliado a diminuir as taxas de mortalidade infantil e materna.

    Para saber mais sobre a especialidade, veja:

    - Cuidados na Gravidez
    - Sinais de Alerta
    - Exames
  • Oftalmologia
    A oftalmologia é uma das especialidades da Medicina. É um ramo da medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos e seus anexos. Especialidade médica que se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração apresentados pelo olho. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. A oftalmologia, assim como várias outras especialidades da medicina, tem várias sub-especialidades, entre elas a oftalmo-pediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina.
  • Ortopedia
    A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia".

    Existem diversas doenças ósseas que independem do trauma, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico. As hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, podem ser operadas tanto por ortopedistas como por neurocirurgiões, dependendo de sua formação.

    O aumento da velocidade de locomoção do ser humano trouxe também o trauma, considerada uma doença, ao contrário do antigo termo utilizado, que era "acidente".

    Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde temos as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular (Um gesto, uma lesão).As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, afastando o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado , de acordo com a gravidade da lesão.

    Um acidente de trânsito terrestre, aéreo ou mesmo doméstico pode acarretar fraturas ósseas complexas, com perdas sanguíneas importantes. As fraturas podem ser "fechadas", isto é, houve uma fratura mas a parte fraturada não se comunicou com a parte externa, sendo por isso considerada uma fratura limpa e que pode ser alinhada e mantida imobilizada com gesso. Outro tipo de fratura é a "exposta", que ocorre quando a fratura tem alguma comunicação com o meio exterior. Um exemplo seria um fêmur fraturado que rasgasse a pele e aparecesse do lado de fora da perna.
  • Otorrinolaringologia
    Otorrinolaringologia é a especialidade médica que trata de problemas relacionados ao ouvido, nariz, seios da face e garganta, seja através de medicamentos, seja por meio de procedimentos cirúrgicos

    O otorrinolaringologista também é o responsável por diagnosticar e tratar lesões nas pregas vocais, como:

    - Nódulos
    - Pópilos
    - Cistos
    - Fendas

    Além dessas lesões, o especialista em otorrinolaringologia também concede atenção especial à saúde das amígdalas e dos adenóides. Para tanto, exames físicos e laboratoriais avaliam a necessidade de tratamentos mais específicos no caso de alterações nessas duas estruturas.

    São comuns casos de associação de problemas em adenóides e amígdalas com a rinite alérgica. Pacientes portadores dessa doença estão mais predispostos a apresentar disfunções nesses dois órgãos.

    As indicações cirúrgicas para extração das amígdalas e adenóides são indicadas nos casos de:

    - Respiração comprometida em virtude do aumento de volume
    - Infecções repetidas cuja utilização de medicamentos não apresenta os efeitos desejados
  • Pediatria
    A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos
    Aspectos preventivos envolvem ações como aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura).

    Os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas patologias exclusivas ou não da criança e adolescente.

    O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente.
  • Pneumologia
    Pneumologia é a especialidade da medicina que estuda o mecanismo de funcionamento da respiração e da estrutura dos pulmões, responsável pelo tratamento das doenças pulmonares e respiratórias, incluindo as intervenções de cirurgia torácica

    Entre as principais patologias abordadas pela pneumologia, destacam-se:

    - Gripe;
    - Asma;
    - Pneumonia;
    - Tuberculose;
    - Enfisema;
    - Bronquites;
    - Bronquiectasias;
    - Câncer de pulmão;
    - Infiltrados intersticiais;
    - Insuficiência respiratória;
    - Pleurisias.


  • Urologia
    A urologia é a especialidade médica que cuida das doenças do aparelho urinário masculino e feminino e de doenças do aparelho genital masculino

    As doenças do aparelho genital feminino são abordados pela ginecologia.

    A urologia é dividida em subespecialidades, de acordo com a área específica:

    - Uro-oncologia (tratamento do câncer urológico);
    - Endourologia (tratamento endoscópico dos cálculos urinários, dos tumores urológicos e dos estreitamentos do trato urinário);
    - Laparoscopia urológica (cirurgia através de pequenas incisões “cirurgias pelo buraco da fechadura” de várias doenças dos rins, adrenais, próstata, entre outras);
    - Transplantes renais;
    - Uroginecologia (tratamento das infecções urinárias e de perdas involuntárias de urina pelas mulheres);
    - Andrologia (tratamento das disfunções sexuais masculinas);
    - Infertilidade (tratamento das doenças causadores de infertilidade masculina, principalmente varicoceles, cirurgias para reversão de vasectomia, entre outras), e
    - Uropediatria.
Selos de qualidade
lockÁrea restrita
Login Senha
Esqueci minha senha. Clique aqui.